Blog

Autor Tópico: Dividas - viajar a Portugal  (Lida 5745 vezes)

Offline Filipe

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Dividas - viajar a Portugal
« em: Setembro 25, 2015, 07:20:42 am »
Boa tarde,

Emigrei há quase cinco nos e na altura, devido a uma série de problemas com clientes que não pagaram serviços e questões familiares, deixei uma dívida de cerca de 3 mil euros às finanças (a maior parte IVA de trabalhos que fiz, passei recibo mas depois não recebi) e algumas centenas de euros à Seg. Social.

As coisas demoraram um pouco mais tempo do que esperava a melhorar, mas finalmente estão encarrilhadas. Por isso, como perdi a minha senha de acesso online, contactei recentemente um amigo contabilista e pedi o favor de ele saber quanto e como poderia pagar as minhas dívidas. Para minha surpresa, ele informou-me que o valor está já em 18 mil euros e, segundo ele, não vai ser possível pagar em prestações porque não tenho nenhum bem para dar como garantia.

Ora, parece-me idiota que prefiram que eu não pague a dívida do que pagar em prestações! A situação é de tal forma que o meu amigo até aconselhou a que eu não faça nada pois as dívidas irão prescrever em dois ou três anos.

Mas eu não gosto desta situação e quero ir pessoalmente a Portugal em Outubro e tentar resolver o assunto.

A minha questão é: se eu viajar a Portugal, existe alguma possibilidade de ter problemas quando chegar ou a entrar ou sair do país por causa destas dívidas? Não existe nenhuma questão de fraude, é tudo apenas relacionado com incumprimento e multas de atraso de declarações. Sei que há anos atrás isso não aconteceria, mas mudou alguma coisa na lei ou posso viajar em paz e tenta resolver o assunto?

Obrigado por qualquer esclarecimento que me possam dar.

Filipe